10 normas fundamentais de etiqueta à mesa

regras-etiqueta-mesa

Saber se comportar à mesa é indispensável, seja qual for a ocasião ou o evento. Confira a seguir algumas regras fundamentais de etiquetas na hora de se alimentar e faça bonito em casa ou nas suas viagens.

São regras básicas de boas maneiras à mesa, mas que fazem toda a diferença e demonstra que você foi sim muito bem educado!

Normas fundamentais de etiqueta à mesa

1. As suas mãos precisam estar sempre limpas na hora de pegar o copo e os talheres, durante o momento da refeição. Procure manter a beirada do seu prato sempre limpa.

2. Uma atitude muito comum, mas que deve ser evitada é a de deixar os seus objetos pessoais em cima da mesa, como por exemplo, bolsas, carteiras, pastas, entre vários outros itens. Você pode colocar esses objetos em outros lugares.

3. Nunca coloque os seus talheres para se servir dos alimentos que estão nas bandejas, travessas, potes, entre outros recipientes que estão na mesa, pois isso não é nada higiênico. Geralmente, há os próprios talheres dentro de cada recipiente.

4. Antes de beber qualquer coisa, engula o que você tiver na boca e limpe os lábios com a ajuda de um guardanapo. Depois de beber, enxugue os seus lábios.

5. Não passe alimentos do seu prato para o de outro convidado que também está na mesa, e muito menos bebida de um copo para o outro.

6. Não é educado pedir para repetir a refeição, mas se insistirem, você pode aceitar se preferir.

7. Se desejar algo que está sobre a mesa, mas longe de seu alcance, solicite a alguém que está mais próximo. Jamais passe o seu braço na frente dos outros para pegar algo.

8. Procure se servir de porções de alimentos sem ficar escolhendo pedaços ou partes que lhe agradam mais.

9. Nunca fale de boca cheia e muito menos faça barulho ao mastigar os alimentos, pois além de ser desagradável, pode incomodar as pessoas que estão ao seu lado e na mesa durante a refeição.

10. Elogios ao anfitrião da casa são sempre bem-vindos e demonstra interesse e gratidão de sua parte.

Saiba que muitos países e regiões ao redor do mundo adotam e estimulam as normas de etiqueta à mesa, já que isso demonstra educação da parte da pessoa. Países como a Inglaterra, adotam regras de etiquetas fundamentais, seja qual for a ocasião, formal ou informal.

Quanto às normas básicas de educação à mesa, leve essa listinha de regras de etiqueta para as refeições e arranque elogios onde você for!

Tenha uma ótima e inesquecível viagem!

ENCONTRE A RECEITA QUE PROCURA
loading...

ESCREVA O SEU COMENTÁRIO