10 razões para começar de imediato a comer peixe azul

consumo-peixes-azuis-omega3

Você deve estar a perguntar-se quais são os peixes azuis, pois o mais provável é nunca ter ouvido falar de peixes azuis.

Os peixes azuis mais conhecidos são o atum, sardinha, cavala, salmão, anchova, estes peixes reduzem o colesterol mau e cuidam do seu coração.

Deve ingerir peixes azuis pelo menos três vezes por semana, inclua estes peixes na sua alimentação, as razões para você fazer isso são diversas, as gorduras existentes no peixe azul estão associadas a uma menor mortalidade por doenças cardiovasculares e a um aumento da esperança média de vida.

Para além dos seus efeitos saudáveis dos peixes azuis no sistema cardiovascular, os ácidos gordos ómega 3 também beneficiam o correto desenvolvimento e funcionamento do cérebro, por outro lado ajudam a combater a psoríase, a osteoporose, a artrite reumatóide e os problemas de tiróide.

Conheça os 10 principais motivos para consumir este tipo de peixe

1 – Os peixes azuis possuem gorduras boas

O aumento da quantidade de ácidos gordos monoinsaturados e de ácidos gordos poliinsaturados omega 3 que existem nos peixes azuis na alimentação tem inúmeros benefícios para a saúde. Segundo os especialistas as gorduras boas estão associadas a uma menor mortalidade devido a doenças cardiovasculares e a um aumento na esperança média de vida.

Se estes motivos ainda não são suficientes para você decidir pelo consumo de peixes azuis, não perca os outros 9 motivos.

2 – Os peixes azuis contêm proteínas

Assim como a carne e os ovos, as proteínas do peixe contêm todos os aminoácidos essenciais necessários ao nosso organismo. Como é o caso da proteína lisina que é fundamental para o crescimento das crianças, ou da proteína triptofano que estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor importante no processo bioquímico do sono e responsável pelas sensações de bem-estar.

3 – O consumo de peixs azuis reduz o colesterol

O peixe azul ou meio gordo é rico em ácidos gordos tipo omega 3, que são responsáveis por aumentar o bom colesterol do tipo HDL e diminuir mau colesterol do tipo LDL.

4 – Os peixes azuis contém vitaminas

Os peixes azuis são ricos em vitamina A, vitamina essencial à visão e à saúde da pele e dos tecidos superficiais. Contêm vitamina D que é fundamental para a absorção de cálcio e de fósforo, contêm também a vitamina B12 que é essencial ao metabolismo do corpo.

5 – O consumo de peixes azuis beneficia a digestão

O consumo de peixes azuis facilita o trabalho digestivo do estômago, porque os peixes azuis têm um baixo conteúdo de colagénio e porque as suas proteínas são pouco fibrosas.

Para que não se torne pesado (mais difícil de digerir), evite fritá-lo ou refogá-lo. Opte preferencialmente por cozinhar o peixe azul na grelha, ao vapor, no forno ou em papillote.

6 – O consumo de peixes azuis combate o cancro

Os ácidos gordos omega 3 reduzem o crescimento das células cancerígenas humanas e contribuem para a recuperação das defesas nos mais diversos tipos de tumores.

7 – Os peixes azuis são bons para a gravidez

Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard nos EUA concluiu que o consumo de peixes por mulheres durante a gravidez ajuda a aumentar a capacidade cognitiva dos seus bebés.

8 – Mineraliza

Os peixes azuis contêm minerais como o cálcio que é fundamental para os ossos e para os dentes, o magnésio para o funcionamento dos músculos e o fósforo que é imprescindível ao cérebro.

9 – Alimento muito completo

Existem centenas de receitas para confecionar os peixes azuis e inúmeras formas de os comprar: fresco, em conserva, congelado, etc.

10 – Variedade muito diversa

Não só de peixes mas também de formas de os cozinhar. Atum, cavala, salmão, sardinha, anchova, enguia… Todos estes peixes têm doses elevadas de ácidos gordos omega 3.

Se ainda não consome com regularidade peixes azuis, deve iniciar de imediato a mudança e incluir este tipo de peixe na sua alimentação, principalmente pelos benefícios que vai proporcionar à sua saúde.

ENCONTRE A RECEITA QUE PROCURA
loading...

ESCREVA O SEU COMENTÁRIO