Como cozer sapateira

como-cozer-sapateira

Ingredientes

  • 1 Sapateira
  • Sal
  • 1 folha de Louro
  • Casca de cebola q.b.
2-4 Doses/Pessoas | 15 minutos

É certo que o marisco é caro e uma marisqueira é infelizmente quase inacessível para a maioria da população, contudo os nossos mercados podem oferecer-nos marisco a bom preço e de qualidade igual e superior, basta procurar, questionar e tentar.

Esta receita fornece algumas dicas para que a sua Sapateira tenha o sabor típico e tradicional, com uma apresentação igual às melhores marisqueiras do mundo!

.

Modo de preparação

  1. O tempo de cozedura de uma sapateira é de sensivelmente 14minutos (- 1kg)
  2. Coloque 60gr de sal por cada litro de água para tentar recriar a água do mar, junte folhas de louro, casca de cebola e deixar levantar fervura.
  3. Juntar a sapateira e deixe cozer durante 14 minutos.
  4. Retire e deixe arrefecer com gelo ou no congelador.

sapateira-panela

Dica

É preferível escolher uma sapateira fêmea pois estas têm tendência a estarem mais ‘cheias’, ou seja, mais saborosa.

Pode observar que a sapateira que utilizámos é uma fêmea, pois os machos têm a parte que os permite distinguir mais estreita.

sapateira-femea

Nota

A Sapateira assim como as navalheiras, devem estar mortas antes de colocar na panela de forma a que não soltem as suas patas, estragando assim o seu recheio interior.

Para isso, coloque a sapateira no congelador durante alguns minutos para a deixar meio latente, deite um pouco de vinagre sobre a sua boca e olhos e aguardar cerca de 15 minutos.

ENCONTRE A RECEITA QUE PROCURA
loading...

ESCREVA O SEU COMENTÁRIO