Conheça os 5 alimentos essenciais na dieta alimentar

alimentacao-saudavel-colesterol

Conheça os 5 alimentos essenciais na dieta alimentar, o Eating Well publicou recentemente uma lista de alimentos ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais ao nosso corpo.

Antes de iniciar uma dieta aconselhe-se com um especialista alimentar.

Praticar uma dieta alimentar variada e rica em vitaminas é essencial, conheça melhor os 5 alimentos recomendados e as suas propriedades.

1. Tomate 

Cerca de 100 g de tomate contêm 19 calorias. A sua vitamina C e os carotenos (licopeno) são antioxidantes que travam o envelhecimento e os problemas musculares e cardiovasculares.

Previne o aparecimento de vários tipos de cancro (próstata, pulmão, estômago, mama, boca, cervical e coloretal). É diurético e depurativo, elimina ácido úrico e reduz o colesterol, para além de alcalinizar o sangue.

2. Batata 

Cerca de 100 g de batata contêm 89 calorias. Ao contrário do que possa pensar, é ideal para dietas (cozida ou assada). Não tem gordura e é muito saciante. Revitaliza, uma vez que é um hidrato de carbono complexo, de absorção lenta, que abastece o organismo de açúcares e glícidos lentamente.

A casca da batata contém polifenol-oxidase, com propriedades antibióticas. A sua fibra reduz o colesterol. O potássio mantém o coração e a tensão arterial saudáveis, evitando embolias.

3. Ervilhas

Têm 67 calorias por cada 100 g. Impedem a absorção de gorduras, reduzindo o colesterol mau. E contêm quercetina, um flavonóide que previne doenças cardiovasculares. Actuam como revitalizantes, pelo seu conteúdo de proteínas. Têm muita fibra alimentar, que actua como laxante, e são muito saciantes.

São ainda uma excelente fonte de vitamina B1, imprescindível ao sistema nervoso. Para que não percam vitaminas, depois de debulhadas, devem ser cozidas em pouca água.

4. Frango

Contém entre 110 e 201 calorias por 100 g. É uma carne muito digestiva, pobre em gorduras e sem colesterol, se lhe retirar a pele. Tem substâncias antioxidantes que combatem o envelhecimento. Favorece o bom funcionamento do sistema nervoso e a produção de energia.

É um bom aliado na manutenção da saúde da pele e do sistema digestivo. É ainda ideal para dietas de controlo de peso. As coxas, de carne mais vermelha, contêm quase o dobro de ferro do que o peito, mas também são mais calóricas porque a pele tem muita gordura.

5. Ameixas

Cerca de 100 g têm 36 calorias. Tem propriedades diuréticas e é ideal para dietas porque é um fruto que sacia e quase não engorda. Se ingerir 200 g por dia, durante uma semana, ajuda a combater o stress, o cansaço e a depressão.

Reforçam ainda o coração e as defesas e ajudam a descongestionar o fígado. Este fruto contém substâncias antioxidantes, que abrandam os efeitos do envelhecimento. E reduz o excesso de ácido úrico. O seu conteúdo de fibra faz também dela um fruto muito laxante.

[in omeubemestar.com]

ENCONTRE A RECEITA QUE PROCURA
loading...

ESCREVA O SEU COMENTÁRIO