Conheça os países com melhor gastronomia

receitas-gastronomia-viagens

Muitos turistas e viajantes são guiados não só pelas fantásticas paisagens, mas também pela gastronomia que encontram nos países que visitam.

A gastronomia é um fator essencial para a decisão e escolha da próxima viagem, com o objetivo de experimentar a gastronomia local, pois faz parte do património cultural de cada povo.

Seleccionámos alguns países que se destacam pelo seu património gastronómico fantástico e inesquecível.

.

Portugal

A base da tradição Mediterrânica assenta na trilogia do pão, vinho e azeite. Esta tendência, espalhada um pouco por todo o país, encontra diferentes nuances de acordo com os contributos de cada região.

A carne e os enchidos consolidam a base de produtos essenciais em muitos pratos portugueses, sobretudo na região Norte.

.

Grécia

Os sabores mediterrânicos abundam na Grécia, este país é conhecido por inúmeras iguarias, como o polvo, o azeite e azeitonas, o queijo feta e iogurte.

Para além de saborosa é uma cozinha saudável, principalmente a comida regional como a de Creta, sendo esta região classificada como uma das que tem maior longevidade no Mundo.

Os ouriços do mar, dizem os gregos, são afrodisíacos. Difíceis de serem encontrados em Atenas, são servidos nas ilhas no horário do pôr-do-sol, temperados com azeite e limão, junto com outros mezédes e ouzo.

Nada mais delicioso do que apreciar o imenso sol se pondo a sua frente, com paisagem de casinhas brancas e muitas flores, com esse aperitivo. Na verdade, a impressão que se tem é de que tudo, e não somente os ouriços, são afrodisíacos.

.

Tailândia

Tailândia é sem dúvida um paraíso para os que gostam da boa cozinha. A riqueza dos seus ingredientes, o requinte da apresentação, uma grande criatividade, o seu exotismo fazem da gastronomia tailandesa uma das mais ricas de todo o Oriente.

A cozinha Tailandesa consegue juntar o exotismo à riqueza dos pratos e ingredientes, desde o picante ao doce, proporciona uma harmonia de sabores e aromas.

Ainda pouco massificada e mens conhecida no Ocidente, mantém uma confecção pouco adulterada, sendo os seus ingredientes mais comuns o arroz, erva cidreira (citronela), gengibre, coco, alhos e coentros.

.

China

A comida chinesa popularizou-se por todo lado, provavelmente através das suas comunidades emigradas da China que se estabeleceram em todos os países ocidentais, o exotismo dos seus pratos, a mistura de sabores, picante e ácido, doce e salgado, a variedade dos ingredientes, alguns até inimagináveis, constituem uma atracção para qualquer paladar apurado.

A variedade da comida chinesa é tal que ate as diferentes cozinhas e gastronomias regionais tem as suas próprias e intermináveis listas de especialidades diferentes e estilos culinários tradicionais, desde a cantonesa até à cozinha de Shandong, Yangzhou, Sichuan, Xinjiang ou Yunnan.

Veja as receitas chinesas mais famosas.

.

França

Ninguém consegue ser melhor que os Franceses em qualidade gastronómica, os melhores vinhos, queijos, champanhes e bebidas espirituosas, antes da chegada dos chineses a França já desvendava ao paladar as caracoletas e as pernas de rãs.

Cada região tem os seus produtos característicos e as suas especialidades.

O queijo e o vinho ocupam um lugar privilegiado na cozinha francesa. Há tantos queijos quanto cada dia do ano. Muitas especialidades regionais utilizam o vinho para cozinhar todo tipo de carnes, os famosos « plats mijotés » (cozidos longa e lentamente),  especialidades que sempre dão muito efeito às refeições.

.

Espanha

Do anonimato ao estrelato, eis o percurso de Espanha a nível de gastronomia, quem consegue resistir às famosas tapas, aos enchidos ao presunto pata negra, à tortilha, aos calamares e chipirones.

A comida espanhola é mundialmente famosa pelos seus sabores, variedade e contundência. Mais importante ainda, ela vai muito além da paella.

.

México

A comida Mexicana é uma mistura de sabores indigenas e Europeus, essencialmente espanhóis, uma miscelania de cores e sabores, e desde 2010 faz parte da Lista da Herança Cultural promovida pela Unesco.

Tem como base o milho e o feijão, e especiarias picantes. O México contribui com 2 dos alimentos mais consumidos nos dias de hoje, o chocolate e o tomate.

.

Itália

A Itália conquistou os paladares internacionais pela simplicidade da sua comida, com os seus pratos de gosto fácil, as pizzas e as massas, mas a cozinha italiana é bem mais que estes pratos globalizados, é um conjuntos de queijos de nome internacional.

Quem não provou ou conhece o Mozzarella, Ricota, Parmesão ou o Mascarpone, os presuntos, os azeites e vinagres balsâmicos, os vinhos aperitivo Martini ou os famosos gelados.

O sabor marcante dos pratos italianos requer estar acompanhando de um bom vinho que também seja marcante. Por isso, os italianos são rigoroso na escolha do vinho acompanhante.

.

Índia

A comida Indiana é intensa nos sabores pelo uso das especiarias. As especiarias mais importantes são as pimentas, semente de mostarda preta, cominho, cúrcuma, feno-grego, gengibre e alho.

Nos pratos doces são usados cardamomo, noz-moscada, açafrão, e essência de pétalas de rosa.

Os chás são a bebida típica mais comum por toda a Índia, o qual é geralmente preparado como masala chai com uma mistura de especiarias fervidas no leite.

Considerada por alguns como a culinária mais diversificada do mundo, cada ramo da cozinha indiana é caracterizada pelo uma ampla gama de pratos e técnicas culinárias.

Embora uma significativa percentagem da comida indiana seja vegetariana, muito pratos indianos tradicionais incluem frango, peixe, bode, cordeiro e outras carnes. Bife não é comido pela maioria dos hindus.

.

Japão

O Japão trouxe a nova comida da moda, aliando a alimentação saudável aos sabores exóticos, mas nem sempre de gosto fácil.

Tradicionalmente, a cozinha japonesa tem os seguintes conceitos: cinco cores, cinco métodos de cozedura e cinco sabores. Cabe a um bom cozinheiro saber encontrar o equilíbrio entre eles na preparação de uma refeição.

Na preparação dos alimentos, os cinco métodos são: o cozimento a vapor, a forma mais adequada para manter o sabor natural dos alimentos, os grelhados, os fritos, os alimentos crus e a cozedura pelo processo do vinagre.

Numa refeição simples, no entanto, não se incluem todos estes processos. Nunca é duplicado qualquer estilo de cozimento, mas em uma refeição mais elaborada, incluirá um de cada estilo.

Veja as receitas japoneses mais famosas.

.

Indonésia e Malásia

Indonésia e Malásia tem uma cozinha de fusão, muito antes da moda ter chegado ao Ocidente, a sua gastronomia é uma mistura oriental, portuguesa, indiana, chinesa, uma mistura de comerciantes e colonialistas, onde todos deixaram o seu contributo.

A Indonésia tem uma ampla e variada gastronomia, o que evidencia uma ampla gastronomia onde se destacam os sabores exóticos, as frutas tropicais, o arroz e especialmente, a variedade e a condimentação.

O prato principal é arroz na Indonésia, a cozinha da Indonésia tem sido exportada para o mundo pelo seu sabor exótico e pela sua variedade de sabores.

Na Malásia é incrível a variedade de alimentos, doces e frutas que que constituem a gastronomia deste país.

Ao visitar este país é imprescindível conhecer os estilos de culinária e sabores autênticos e originais da cozinha malaia, chinesa ou hindu.

.

Em cada país existe uma tradição gastronómica com receitas maravilhosas, que os torna únicos com prazeres e sensações que permanecem na nossa memória para sempre.

ENCONTRE A RECEITA QUE PROCURA
loading...

ESCREVA O SEU COMENTÁRIO