Dieta vegetariana saudável rica em nutrientes

dieta-vegetariana

Actualmente muitas são as dietas vegetarianas que podemos encontrar em revistas da especialidade. Aliás a opção de dieta baseada numa alimentação mais saudável rica em vegetais e legumes tem cada vez mais adeptos.

Conheça as vantagens e desvantagens da dieta vegetariana ou vegetarianismo e considere iniciar um método de alimentação mais saudável que lhe irá proporcionar um modo de vida com mais qualidade.

A Associação Dietética Americana afirma que “fontes de proteínas vegetais podem fornecer sozinhas as quantidades adequadas de aminoácidos se consumir uma boa variedade de alimentos vegetais e se as necessidades de energia forem atendidas”.

Eliminar as carnes da alimentação diária, não consumir carnes parece uma atitude radical, mas faz muito bem para saúde. O vegetarianismo traz benefícios para o homem. Evita doenças e ajuda no emagrecimento.

Assim a dieta com base no vegetarianismo é aquela que não consome carnes. Mas por outro lado existe o semi-vegetariano, que ocasionalmente consome carnes.

A Dieta Vegetariana é completa e muito nutricional.

Saiba como fazer uma Dieta Vegetariana com todos os nutrientes e vitaminas necessários para garantir uma alimentação saudável.

Como funciona a Dieta Vegeteriana

Por ser uma dieta pouco calórica, os vegetarianos tendem a ser magros e saudáveis e a desenvolver, menos doenças crónicas, como obesidade, hipertensão e diabetes.

Ao privilegiar o consumo de alimentos integrais, frutas e verduras, consomem uma alimentação com baixa quantidade de gordura saturada e colesterol, e alta quantidade de substâncias antioxidantes como as vitaminas A, C, E e K.

Base da dieta Vegetariana

  1. Cereais ( arroz, trigo, centeio, milho, aveia);
  2. Leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha);
  3. Oleaginosas (nozes, amêndoas, pistachos, sementes de girassol);
  4. Tubérculos (inhame, batata, cará, mandioca, mandioca);
  5. Verduras e Frutas.
  6. Alguns menus vegetarianos incluem leite, queijo e ovos.

Todos os nutrientes são supridos desde que ingerido os alimentos com as quantidades necessárias para uma alimentação saudável. O cálcio pode ser encontrado em vegetais de coloração escuras, melado de cana e algumas frutas.

Esta alimentação vegetariana possui vitaminas e minerais em abundância, pois nas verduras e nas frutas encontramos esses componentes que suprem a alimentação do homem.

dieta-vegetariana-2

Os vegetais são ricos em fibras e água e pobres em gordura. Isso quer dizer que eles proporcionam mais saciedade com menos calorias.

O vegetarianismo pode ser visto como um grande aliado no emagrecimento.

Os alimentos da Dieta Vegetariana são produtos da natureza, da terra, das verduras, das frutas, das oleaginosas, dos tubérculos, em fim não se vê nada industrializado, enlatado, etc. Por não ter gorduras saturadas nas suas composições a Dieta Vegetariana é emagrecedora.

Controlar o peso para o vegetariano é mais fácil, incluir muitos legumes, frutas, verduras e outros alimentos que já mencionamos anteriormente proporcionam mais saciedade com menos calorias.

Para ser um vegetariano precisa de um período de adaptação, na Dieta Vegetariana as pessoas que praticam tendem a melhorar e até eliminar problemas como prisão de ventre.

Dicas da Alimentação Vegetariana

  • Para que o feijão e a soja não provoque gases, procure antes de fervê-los deixá-los de molho antes do cozimento
  • Aliar a Dieta Vegetariana com a prática de actividades físicas é essencial para potencializar a perda de peso e consequentemente ao emagrecimento.
ENCONTRE A RECEITA QUE PROCURA
loading...

ESCREVA O SEU COMENTÁRIO