Entenda porque é melhor optar pelos Assados

assados-saudaveis

Número reduzido de calorias, facilidade, economia de água e menor perda de nutrientes estão entre as vantagens das preparações assadas em comparação com preparações fritas e outros métodos.

Por mais gostosas que sejam, as frituras não são aliadas da saúde e nem da dieta balanceada. A boa notícia é que as iguarias tradicionais fritas podem se tornar mais saudáveis ao trocar a frigideira pelo forno.

Receitas assadas de carnes, salgadinhos, pastéis, batatas, entre outros, também agradam aos mais variados paladares.

Os assados ainda são uma das opções para quem quer cuidar da saúde e evitar o excesso de gordura na alimentação. “A famosa batata frita contém em 100g aproximadamente 270 kcal enquanto que a sua versão assada possui apenas 52 kcal”, afirma Elizabeth Vargas, nutricionista da Unilever.

O modo de preparo do alimento interfere fortemente no seu valor nutricional, tanto no número de calorias, quanto em relação aos nutrientes existentes em cada produto.

Uma dica na hora de assar é retirar toda a gordura visível das carnes e também a pele do frango antes de prepará-los. E, ao levar ao forno, colocar a peça sobre rodelas de cebola. “Assim, a gordura interna, ao escorrer, não irá engordurar o assado”, orienta a nutricionista.

Hoje em dia ainda podemos contar com opções muito práticas e fáceis para preparar assados. Com Knorr Meu Assado, basta misturar a carne, peixe ou frango com o tempero dentro do saquinho que acompanha o produto, e levá-lo ao forno, dispensando a necessidade de deixar marinando e evitando que os alimentos fiquem aderidos a assadeira e, consequentemente, facilitando a limpeza dos utensílios, economizando água, já que não há necessidade de esfregar na hora da limpeza e nem deixar de molho.

knorr-meu-assado

E para quem quer ir além, é possível incrementar os pratos adicionando ingredientes diretamente dentro do saquinho. “Os legumes ficam bonitos e suculentos e podem ser assados com casca, auxiliando na preservação dos nutrientes dos alimentos”, afirma Luciana Guernieri, gerente de marketing de Knorr.

Falando em nutrientes, uma das vantagens da utilização de sacos plásticos no forno é que o forno utiliza o calor seco para aquecimento do alimento e o “saquinho” propicia um ambiente úmido em seu interior, fazendo com o que o alimento cozinhe a partir da própria umidade.

Desta forma, essa técnica conhecida como cocção mista – processo onde os alimentos sofrem ação do calor proveniente da água, gordura ou vapor (presente ou não no próprio alimento) juntamente com o do ar quente – proporciona maior vantagem do que a utilização dos métodos tradicionais, já que não utiliza água ou gordura, evitando a dissolução dos nutrientes, absorção de gordura, sem ressecar o alimento e concentrando o sabor, consistência e textura.

Sabendo de todas essas vantagens dos pratos assados, não restam dúvidas na hora de escolher a forma de cozinhar. Lembre-se que, além do sabor, é fundamental estar atento aos benefícios à saúde que os alimentos proporcionam.

Os assados unem esses benefícios à conveniência e praticidade, que também fazem toda a diferença na correria do dia a dia.

ENCONTRE A RECEITA QUE PROCURA
loading...

ESCREVA O SEU COMENTÁRIO