Frutas da época para Janeiro, Fevereiro e Março

frutas-da-epoca

Um dos grandes segredos de qualquer cozinheiro é sua habilidade para escolher os ingredientes que utilizará nas suas receitas. Isso exige muita experiência e muito conhecimento, que deve ser exercitado.

Algumas regras, porém, podem tornar esse trabalho mais fácil, acelerando o desenvolvimento dessa habilidade.

Para a compra de Frutas, verduras e legumes, nada como seguir o próprio ciclo da natureza, adquirindo sempre produtos frescos e da estação, pois cada produto desses estará a proporcionar as vitaminas, sais minerais e ingredientes próprios para aquele período do ano.

Produtos importados, muitas vezes muito bonitos e apelativos, podem não ser a melhor escolha, pois foram produzidos num clima diferente do nosso e, por isso, podem apresentar nutrientes desnecessários.

Para evitar isso, siga as seguintes indicações mensais para ter à mesa sempre o melhor que a natureza pode lhe proporcionar.

.

FRUTAS DO MÊS DE JANEIRO

Abacate, uva, figo, mamão, manga, maracujá, melancia.

CONSELHOS ÚTEIS:

  1. Lave sempre a fruta em água corrente, ante de ser consumida.
  2. Para não perder o valor nutritivo, procure consumi-la sempre ao natural.
  3. Grande parte das vitaminas e sais minerais ficam logo abaixo da casca. Por isso, descasque as frutas o mínimo possível.
  4. É indispensável incluir em sua dieta verduras e legumes. Mas também é necessário que se tome certos cuidados em seu preparo:
  • Lave as verduras e legumes sempre em água corrente.
  • Evite picá-los muito antes de serem consumidos. Utilize facas inoxidáveis.
  • Os legumes e verduras devem ser temperados somente na hora de servi-los.
  • Os pimentos, quando empregados em molhos ou ensopados, devem sempre que possível, ser descascados. Para isso, ferva-os.
  • Os tomates frescos, a serem utilizados em molhos ou ensopados, devem ser chamuscados em fogo forte e depois descascados. Depois, retire as semente.
  • A beringela, tanto recheada como frita, grelhada ou ensopada, deve ser consumida de preferência com a casca.

.

FRUTAS DO MÊS DE FEVEREIRO

Ameixa, goiaba, figo, mamão, abacate, abacaxi, pêra, pêssego, manga.

CONSELHOS ÚTEIS:

  1. Evite comprar mangas moles, com furos demais ou que estejam meladas. prefira as de bom aspecto, consistência firme e macia.
  2. Além do pêssego ser uma fruta hidratante, é uma boa fonte de vitaminas. Para comprar, deve-se dar preferência à fruta de casca firme mas não dura.
  3. O mamão é estimulante do apetite e auxilia no trabalho de digestão.
  4. Para cozinhar milho verde na panela ou no vapor, ponha as espigas limpas de molho em água fria por 10 minutos. Coloque-as numa panela grande, junte ½ copo de água fria, tampe parcialmente e cozinhe em fogo médio por 5 minutos. Retire a tampa e deixe a água evaporar. Junte 1 colher (de chá) de óleo e sal a gosto. Reduza a chama e cozinhe por mais3 a5 minutos ou até que o milho esteja macio.
  5. Ao comprar repolhos, despreze os que tiverem folhas separadas, pois geralmente têm sabor forte e são mais duros.
  6. O repolho roxo conserva a cor se você adicionar à água 1 colher de  de limão ou de vinagre a cada 2 Chávenas de água em que estiver cozinhando o repolho.

.

FRUTAS DO MÊS DE MARÇO

Abacate, abacaxi, banana, caqui, goiaba, laranja, maçã, mexerica.

CONSELHOS ÚTEIS:

A banana é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. É muito rica em vitaminas e tem um extraordinário valor calórico. De fácil digestão, é um alimento ideal para crianças e um forte reparador de energias.

Ao comprar maçãs, prefira sempre as de pele lisa, fina, brilhante, sem manchas escuras ou partes moles, normalmente indicativas de um estado de maturidade muito avançado.

A compra de legumes e verduras deve ser feita seguindo-se sempre os produtos da safra, eles são de melhor qualidade e podem ser encontrados a preços melhores. Mesmos assim, saiba escolher:

Cenoura: as melhores são firmes e têm cor uniforme.

Pepino: prefira os de cascas verde escura.

Espinafre: escolha sempre os de folhas verdes e firmes. O espinafre fresco se caracteriza pelo ruído seco quando suas fibras são quebradas.

Nabo: escolha os de pele lisa, pesado, de aroma não muito intenso e de folhas rijas. As folhas do nabo também são comestíveis depois de cozidas.

ENCONTRE A RECEITA QUE PROCURA
Etiquetas:
loading...

ESCREVA O SEU COMENTÁRIO