Frutas do mês para Outubro, Novembro e Dezembro

frutas-da-epoca

A nova era e a consciencialização dos homens em geral quanto à necessidade de preservar a saúde, a começar pela alimentação correta, tem provocado uma constante busca de receitas que possam unir essa preocupação, sem agredir o paladar.

Surpreendentemente têm sido descobertas ou revivido antigas receitas que atendem a essas exigências totalmente.

.

FRUTAS DO MÊS DE OUTUBRO

Ameixa, laranja, banana, figo, maçã, mamão, manga, melancia, nêspera, pêssego.

CONSELHOS ÚTEIS

A fruta deve ser comprada apenas em quantidade necessária para o consumo de poucos dias, pois o seu estado de maturidade mantém-se com dificuldade à temperatura ambiente.

Ao comprar batatas prefira as lisas, sem manchas pretas ou buracos. Estas em geral são as de melhor qualidade.

Procure guardar as batatas em lugar seco, escuro e não muito quente. Assim elas durarão mais tempo. Quando expostas à luz por alguns dias, as batatas ficam com a superfície esverdeada, o que lhes dá um gosto amargo e há três maneiras básicas para se preparar batatas: cozinhar, assar, fritar.

Cubra as batatas depois de assadas com manteiga derretida. Esfregue a casca das batatas com casca de limão, alguns minutos antes de assar. Dá um sabor especial.

Para que as batatas fiquem branquinhas, acrescente algumas gotas de vinagre ou um pouco de leite à água de cozimento.

.

FRUTAS DO MÊS DE NOVEMBRO

Abacate, abacaxi, ameixa, banana, jabuticaba, maracujá, nectarina, uva.

CONSELHOS ÚTEIS

A jabuticaba tem elevado valor nutritivo. Escolha as mais graúdas, sem rachaduras ou picadas de inseto. Só devem ser lavadas pouco tempo antes de serem consumidas, pois é muito sensível e se azeda facilmente. Conserva-se no frigorífico de dois a três dias.

O rabanete é uma hortaliça estimulante da digestão e purificador do sangue. Prefira sempre os de tamanho pequeno. São mais tenros e saborosos. Não devem ser cozidos, consuma-os sempre crus em saladas ou guarnições.

O chuchu contém vitaminas do complexo B, além de pequenas quantidades de cálcio e fósforo. Ele está bom para compra quando se apresenta de cor verde clara, firme e sem manchas escuras. Podem ser conservados no frigorífico de duas a três semanas

.

FRUTAS DO MÊS DE DEZEMBRO

Abacate, abacaxi, ameixa, banana, figo, jabuticaba, maçã, manga, nectarina, uva.

CONSELHOS ÚTEIS

A manga, além de apetitosa, tem também muitas propriedades medicinais: é um grande alimento anti-séptico e bom dissolvente de gorduras. Excelente purificador do sangue e bom diurético. Comendo-a na parte da manhã, combate a acidez e outros males do estômago.

O almeirão, como a maioria dos folhosos é uma hortaliça de baixo teor calórico, mas contém cálcio, fósforo e ferro. Quando de boa qualidade, o almeirão deve apresentar folhas verdes, firmes e não muito sujas.

Deve ser conservado no frigorífico, protegido por papel ou saco plástico, onde conserva-se por5 a 7 dias.

O nabo é alcalino, o que ajuda a vencer os efeitos dos alimentos ácidos que comemos. É rico em cálcio, ferro, magnésio e fósforo. A raiz, cortada em rodelas e preparada em forma de chá, é utilizada contra bronquite. O nabo pode ser conservado no frigorífico por2 a 3 semana.

ENCONTRE A RECEITA QUE PROCURA
Etiquetas:
loading...

ESCREVA O SEU COMENTÁRIO