Molotof caseiro de caramelo

receita-molotof-caseiro

Ingredientes

  • 8 claras de ovos
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • Caramelo / Doce de ovos

  • CALDA DE CARAMELO
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de água
4 a 6 Doses/Pessoas | 15 a 30 minutos

A sobremesa Molotof caseiro sempre foi uma das minhas preferidas é simplesmente maravilhosa, é preparada à base de claras de ovo que lhe proporciona uma leveza deliciosa e uma textura super macia.

Uma das melhores descrições para o molotof e que se derrete na boca, deixando um sabor irresistível sempre com a vontade de comer mais um pouco.

Sempre que tenha claras de ovos sobrando pense em preparar molotof, é uma excelente escolha, muito leve e muito rápido de fazer. Apesar disso existem alguns segredos para que o molotof saia sempre bem, vamos partilhar os truques para o seu molotof caseiro sair delicioso.

Modo de Preparação

  1. Vamos iniciar a receita por divulgar o primeiro truque, que é a taça onde irá bater as claras. É muito importante que as claras fiquem no ponto ideal, pelo que a taça onde vai bater as claras  deverá estar perfeitamente limpa e sem qualquer tipo de gordura.
  2. Agora que já tem a taça limpa e preparada, coloque as 8 claras de ovos e bata com a batedeira, até que as claras fiquem consistentes no ponto. De seguida, vá juntando o açúcar aos poucos. Lembre-se que não pode adicionar o açúcar antes das claras estarem no ponto, ou seja em castelo.
Claras em ponto de Neve/Castelo para o Molotof Caseiro

Claras em ponto de Neve/Castelo para o Molotof Caseiro

  1. Após ter adicionado o açúcar, junte um pouco de caramelo para dar um leve sabor (veja a receita em baixo para preparar o caramelo).
  2. Agora prepare a forma, que deverá ser uma forma com um buraco no centro, unte a forma muito bem com caramelo, para que o preparado não grude.
  3. Deite o preparado na forma batendo de seguida com a forma na bancada. O objetivo de estar a bater o preparado na forma é para que não fiquem bolhas de ar no molotof.
  4. Agora divulgamos outro truque fundamental para o molotof sair bem ou não. O truque é o binómio do tempo e temperatura da cozedura!
  5. Tome bem atenção, pré-aqueça o seu forno a 180ºC de temperatura. Assim que o forno tenha atingido os 180ºC, coloque a forma lá dentro e deixe cozer durante 8 minutos e desligue de seguida o forno. A duração do molotof no forno é porque usou 8 claras, ou seja 1 minuto no forno por cada clara usada.
  6. Agora mantendo o forno desligado deixe a forma lá dentro durante aproximadamente 30 minutos para o molotof repousar e não abater. É muito importante nunca abrir o seu forno durante esse tempo, para não ocorrer uma variação de temperatura.
  7. Depois dos 30 minutos, retire o molotof do forno e desenforme logo de seguida.
  8. Para finalizar, regue o molotof com calda de caramelo ou, se preferir, com doce de ovos!

Você vai adorar este molotof caseiro, uma sobremesa divina para partilhar com a sua família.

Como preparar o Caramelo para o Molotof

A calda de caramelo é feita a partir do açúcar misturado com água, que depois de aquecido, carameliza transformando-se num líquido viscoso de cor castanha.

A calda de caramelo é muito usada para em pudins ou para confeção de bolos e bolachas, entre muitas outras utilizações.

Como Preparar o Caramelo para o Molotof Caseiro

Como Preparar o Caramelo para o Molotof Caseiro

  1. Vamos iniciar a preparação da calda de caramelo por colocar o açúcar numa panela com fundo largo e aquecemos de seguida em lume brando.
  2. O açúcar vai derreter lentamente, quando estiver a ficar dourado, acrescente a água bem quente, mexendo sempre. O preparado fica no lume até ficar com a consistência que você pretende.
  3. Para finalizar é só deixar esfriar e está pronto a utilizar no seu molotof.

Uma receita de calda de caramelo bem fácil e rápida, que fica uma verdadeira tentação.

ENCONTRE A RECEITA QUE PROCURA
loading...

ESCREVA O SEU COMENTÁRIO