Receita de Mofongo tradicional de Porto Rico

Receita tradicional de Mofongo de Porto Rico

Ingredientes

  • 4 bananas-da-terra média verde
  • Alho ao seu gosto (fresco ou amassado)
  • Pele de porco frita (opcional: na Espanha, é conhecido como "chicharrones", em Portugal denomina-se de "torresmos")
  • Azeite
  • Sal e pimenta a gosto
  • Óleo vegetal o suficiente para poder fritar as bananas
4 Doses/Pessoas | 30 minutos

Receita de Mofongo muito popular em Porto Rico e na República Dominicana, é um prato delicioso feito à base de bananas-da-terra verdes e servido com ou sem recheio.

O prato de mofongo pode ser servido sozinho, com outros pratos ou com diversos tipos de recheios. Esta receita de mofongo não é muito difícil de preparar, apenas exigente, saiba como fazer o tão famoso mofongo.

Lembre-se que se as bananas-da-terra estiverem maduras ou em processo de amadurecimento não podem ser usadas para esta receita, use apenas bananas-da-terra verdes.

Modo de Preparação

1. Começamos esta receita de mofongo por pré aquecer o óleo vegetal numa frigideira funda de altura (entre 2,5cm a 5cm) e aqueça até atingir aproximadamente os 180ºC de temperatura. Caso não tenha acesso a um termómetro pode aquecer o óleo até ao momento em que após colocar uma fatia de banana-da-terra na frigideira e ela começa a borbulhar imediatamente.

2. De seguida descasque as bananas-da-terra verdes, para isso deve fazer um corte superficial na banana e retirar cuidadosamente a casca. Para facilitar este processo pode por exemplo colocar a banana-da-terra em água quente durante aproximadamente dois a três minutos, isso vai deixar a casca mais maleável.

3. Depois corte a bana-da-terra em pequenas fatias de 2,5cm de altura (veja na imagem do passo 3).

4. Neste passo frite as pequenas fatias de banana-da-terra em porções na frigideira a 180ºC até que as rodelas fiquem de cor amarelo-escuro. Lembre-se que as fatias não devem fritar além do ponto de cor amarela, caso contrário podem não atingir a consistência certa. O objetivo é que as fatias de banana-da-terra fiquem cozidas, não tostadas, nem queimadas.

Receita tradicional de Mofongo de Porto Rico - Passos 1 a 4

Receita tradicional de Mofongo de Porto Rico – Passos 1 a 4

5. Reserve as fatias de banana fritas em uma vasilha forrada com papel toalha com o objetivo de secar as fatias da banana.

6. De seguida coloque quatro ou cinco rodelas de banana-da-terra fritas no pilão e amasse.

Depois adicione alguns dentes de alho, alguns pedaços de pele de porco (o objetivo é deixar o preparado com um toque crocante, mas sem encobrir o gosto), uma colher de sopa de azeite, sal e pimenta ao seu gosto no pilão e amasse a mistura novamente.

Caso prefira um método mais automático pode usar um processador de alimentos com lâmina de corte, no entanto fique a saber que a consistência do preparado final não será a mesma e pode ser necessário adicionar um pouco mais de azeite.

7. Está quase preparado, agora remova a mistura do pilão e coloque-a em forma de meia esfera (veja a fotografia do passo 7). Se vai servir o mofongo sozinho, então está finalizado, adicione ao prato por exemplo salada ou um outro acompanhamento ao seu gosto. Veja as nossas sugestões de receitas de acompanhamentos.

8. Se caso contrário preferir que o mofongo com recheio, use o seu punho ou uma colher grande para criar uma forma de tigela côncava no lado arredondado do mofongo (veja a fotografia do passo 8) e ponha o recheio escolhido no espaço criado. Recheios recomendados para o mofongo: bife guisado, camarão, ou qualquer outra coisa ao seu gosto.

Receita tradicional de Mofongo de Porto Rico - Passos 5 a 8

Receita tradicional de Mofongo de Porto Rico – Passos 5 a 8

Truques e Dicas para a receita de Mofongo

  • Para os mais tradicionais esta receita de mofongo deve seja colocado numa tigela grande com caldo de galinha ou peixe até a metade.
  • Certifique-se sempre de que as bananas-da-terra estejam cozidas. Se as rodelas apresentarem uma cor amarela e cruas no meio, frite-as durante mais algum tempo.
  • Bananas-da-terra cruas normalmente causam dor de barriga. Você não vai querer isso!

Veja o Video para mais pormenores

 

Vale a pena experimentar receitas com outros sabores pertencentes a outras culturas.

Partilhe com os seus Amigos.

ENCONTRE A RECEITA QUE PROCURA
loading...

ESCREVA O SEU COMENTÁRIO