Vantagens e benefícios da aveia na saúde

vantagens-beneficios-saude-aveia

Conheça as vantagens e benefícios do consumo da aveia na saúde na prevenção de doenças.

Por ser rico em fibras solúveis, que se ligam à água e se transformam num gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino, o cereal reduz as taxas de LDL (mau colesterol) e, previne o cancro de intestino.

A aveia é um cereal rico em diversos nutrientes: fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, magnésio, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas.

Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque pelas actividades que exercem, sendo que para surtir os efeitos desejados deve-se consumi-las diariamente.

É no intestino que acontece a absorção dos nutrientes necessários ao organismo e a eliminação daqueles que não servem para nada.

Os diabéticos também podem se aliar à aveia, já que suas fibras unem-se ao açúcar dos alimentos, fazendo com que ele demore mais tempo para cair na corrente sanguínea, nesse caso, procure orientação médica.

Para desfrutar de tudo isso, a recomendação para uma pessoa adulta é de 20 a 30 gramas ao dia, sendo que, uma colher de sopa contém em média 20 gramas, quantidade equivalente a um grama de fibra.

O nutriente ainda está presente em outros alimentos, como frutas, vegetais, massas e pães em suas versões integrais.

O consumo entre as crianças varia de acordo com a idade, que é recomendado a partir dos dois anos.

.

PRINCIPAIS VANTAGENS DA AVEIA

Estimulante mental

O seu conteúdo em amido converte a aveia numa fonte de glucose essencial para alimentar os nossos neurónios. Como é rica em ácido linoléico (ácido gordo essencial) e em lecitina, ajuda a manter as membranas neuronais sãs e activas.

Além disso, o fósforo e a vitamina B que contém activam as funções cerebrais.

.

Anti-colesterol

Graças à sua riqueza em ácidos gordos insaturados, fibra, lecitina e avenasterol, a aveia ajuda a reduzir os níveis de LDL no sangue (colesterol “mau”).

.

Favorece o trânsito intestinal

Como é um dos alimentos mais ricos em fibras (10% do seu peso é fibra), o consumo de aveia favorece o trânsito intestinal sem provocar irritação, já que o tipo de fibras que contém aumenta o volume das fezes mas suaviza as mucosas intestinais.

.

Anti-stress e relaxante

A aveia contém uma substância chamada avenina que possui uma acção relaxante, muito útil em estados de nervosismo, fadiga ou stress.

.

A relação com a digestão

As fibras facilitam o processo de digestão, previnem ou combatem a prisão de ventre e exercem uma acção calmante sobre o aparelho digestivo, sobretudo em caso de gastrite ou de síndroma do cólon irritável.

ENCONTRE A RECEITA QUE PROCURA
loading...

ESCREVA O SEU COMENTÁRIO