Como cuidar de Bonsais fácil e rápido

Bonsais cuidados e formas de tratamento

Os cuidados constantes que recebem as árvores bonsai permitem viver mais anos do que os seus congéneres naturais.

Há dois tipos diferentes de tratamento de bonsai com características muito diferentes: interior e exterior.

Realmente, não existem tipos de bonsais de interior se não as condicionar a viverem no interior de uma casa. Os bonsais de interior são espécies que não suportam as geadas. A adaptação de um bonsai ao interior de um lugar dependerá das condições ambientais, tais como a luz, temperatura, humidade, etc.

A respeito da luz, podemos dizer que é o elemento mais importante para o crescimento do bonsai. Portanto, devemos sempre tentar situá-los perto de uma janela com luz clara. Para evitar que o nosso bonsai se desidrate, devemos manter uma humidade no ambiente de 50% no mínimo. Quanto maior seja a temperatura maior a necessidade de um clima húmido o bonsai terá.

Os bonsai devem ser regados com regularidade, quando a superfície da terra está seca (apenas a superfície!). Ao proceder à rega, deve assegurar-se que a terra está húmida e nunca encharcada, o que faz com que as raízes acabem por apodrecer. O melhor é para quando a água começar a sair pelo fundo do vaso.

Geralmente, é de dois em dois anos que se realiza o transplante do bonsai para outro vaso, não só para renovar a terra, mas também porque, com o passar do tempo, as raízes acabam por ocupar todo o espaço e é preciso um de maiores dimensões.

Ferramentas para cuidar de Bonsais

Kit Ferramentas para cuidar de Bonsais

Regras Básicas Para os Cuidados dos Bonsais

Rega

Verão – Regar abundantemente na terra, deixar quase secar antes de regar novamente. NUNCA regar mergulhando o vaso bonsai.
Inverno – Regar pouco e deixar a terra secar antes de regar novamente.

Localização

Interior – Local com muita luz; evitar o sol directo entre as 10hs e as 18hs. Evitar fontes de calor e/ou frio.
Exterior – Meia sombra; evitar sol directo entre as 10hs e as 18hs. Evitar exposição ao frio extremo.

Fertilizar – Uma vez por semana na Primavera e inicio de Outono. Uma vez por mês no verão. Parar no Inverno.

Vitaminar – Sempre que se faz um transplante. Para recuperar vitalidade da planta.

Transplante – Vasos até 20cm de 2 em 2 anos, maiores de 4 em 4 anos. Sempre na Primavera para folhosas, mal se observem os primeiros rebentos. Sempre nos dias mais frios do Inverno para Coníferas (pinheiros, juniperus, etc). Cortar um mínimo de 1cm das raízes aos transplantar.

Podar – Sempre que houver crescimento, quando necessário dar forma. Com tesoura as folhosas, com os dedos as coníferas.Bonsais cuidados e formas de tratamento

Prevenção contra pragas e doenças dos Bonsais

Como todas as coisas vivas, os Bonsais também são susceptíveis a pragas e doenças. Mas existe uma série de medidas preventivas e correctivas que podem ser tomadas.

Em primeiro lugar, é fundamental manter o Bonsai com boa saúde, pois os insectos e bactérias tendem a atacar, mais frequentemente, apenas plantas fracas. Nesse sentido, é importante que o Bonsai tome sempre sol, ar fresco, e receba água e nutrição adequada.

Quando encontrar pulgões ou outros insectos, procure livrar-se deles o mais rápido possível, mas jamais use insecticidas pois você pode acabar matando a planta também. O mais indicado neste caso é usar produtos próprios para plantas ou tentar expulsar os insectos com aparelho de jacto de ar.

Diversos casos de mortes de bonsais ocorrem por esse motivo, principalmente por ficar dias sem tomar sol ou na presença de ar condicionado.

RECEBE AS MELHORES RECEITAS
ENCONTRE A RECEITA QUE PROCURA
loading...

ESCREVA O SEU COMENTÁRIO