Um dos erros mais comuns de quem está num processo de emagrecimento é basear-se apenas na contagem de calorias. Perder peso não é fruto somente de uma conta matemática. Mais importante que a quantidade de calorias que uma alimento tem é a velocidade com que essas calorias são absorvidas pelo organismo.
E essa velocidade dá-se o nome de índice glicémico. Mas o que significa isso e qual a sua importância para o emagrecimento? Vamos dar a resposta já de seguida.
O que é o índice glicémico
O índice glicémico, de uma forma muito simples, é a velocidade com que o seu corpo absorve as calorias dos hidratos de carbono ingeridos. Os alimentos que são muito rapidamente absorvidos têm um índice glicémico alto. Pelo contrário, os que são mais lentamente assimilados têm um índice glicémico baixo. Mas qual deles é mais útil num processo de emagrecimento?
Para responder a essa pergunta, iremos explicar de uma forma rápida como tudo se processa. Quando ingere um hidrato de carbono, os açúcares desse alimento são absorvidos pelo sangue, que os vai levar até às células.
Quando essa absorção é muito rápida, os níveis de açúcar no sangue aumentam rapidamente provocando um pico glicémico. Ora, este pico vai levar com o que o corpo produza insulina, que depois de libertada no sangue, vai estimular a transformação desses açúcares em gordura, para assim serem armazenadas, reduzindo os níveis de açúcar no sangue.
Dessa forma, quanto mais baixo o índice glicémico, mais lenta é absorção. E assim, mais facilmente todos esses açúcares são transformados em energia e não em gordura. É por isso essencial no emagrecimento optar por alimentos com índice glicémico baixo.
Alguns alimentos com índice glicémico alto
- arroz branco
- pão branco
- açúcar
- batata
- biscoitos
- refrigerantes
- doces
- chocolate
- beterraba
- sumo de laranja
Alguns alimentos com índice glicémico baixo
- arroz integral
- aveia
- quinoa
- centeio
- massas integrais
- ameixa
- batata-doce
- pêra
- maçã