Já pensou em comer algo delicioso sem medo de poder engordar?
Com a culinária japonesa você pode! Conhecida internacionalmente por ter uma gama de alimentos ricos e nutritivos, a culinária japonesa representa sinônimo de uma alimentação saudável.
A culinária japonesa se desenvolveu ao longo do tempo através de muitas transformações ocorridas no país, tendo grande influencia da China. O hashi, tipo de talher usado no Japão, e o macarrão, são exemplos da influência chinesa.
As preparações da comida japonesa, de uma forma geral, levam pouca ou nenhuma gordura saturada, tornando assim os pratos mais leves.
Lembrando que os alimentos crus tem a grande vantagem de preservar 100% dos nutrientes, se tornando uma perfeita opção àqueles que estão de dieta e para as pessoas preocupadas com a saúde.
Entre as substâncias muito encontradas na culinária japonesa destaca-se o ómega 3 do salmão, um importante componente na prevenção de doenças cardiovasculares.
Graças a seus ingredientes nutritivos, a culinária japonesa traz muitos benefícios à saúde. A planta wasábia (ou rabanete japonês), por exemplo, usada para fazer uma pasta, contem potássio, cálcio, magnésio, fósforo e vitamina C.
Quando ingerida com moderação, a pasta, usada como condimento, ajuda muito no processo digestivo, especialmente de comidas gordurosas. Um outro exemplo é o pepino, vegetal amplamente usado na preparação de saladas, temakis e sushis.
O pepino garante a hidratação do organismo, alem de atuar como diurético natural, auxiliando na diluição dos cálculos renais.
E engana-se quem pensa que a comida japonesa se resume apenas ao sushi e ao sashimi. Os pratos frios são a cara da tradicional comida japonesa, mas seu cardápio não fica restrito a isso.
Quem prefere opções quentes, também pode encontrar cardápios saudáveis e balanceados. A culinária japonesa oferece uma grande variedade de sabores, tudo elaborado e distribuído na mesa como verdadeiras obras de arte, sempre muito bem arrumadas e coloridas.