Quando um carro sai de fábrica, possui a sua chapa protegida por uma brilhante e dura camada de tinta que tem algo entre 60 e 80 mícron de espessura.
Ao deixar a fábrica a pintura começa a receber o ataque de poluição, raios infravermelhos e ultravioleta, panos e escovas de lava rápidos, detergentes, etc.
O resultado disso é que, com o tempo, a pintura lisa e brilhante vai ficando com pequenas irregularidades, comprometendo a reflexão da luz, e com isso o brilho.
Uma camada de cera é importante para o seu carro, protege a pintura contra a ferrugem, a sujidade e agressões externas (sol, chuva, ácidos, etc).
Mas antes de usá-la veja as seguintes dicas para polir e encerar um carro de forma correta e fácil para obter os melhores resultados.
Material Necessário
- Cera para carros
- Várias flanelas
Procedimento
- Primeiramente faça uma limpeza profunda no carro por fora.
- O carro deverá estar na sombra e a chapa não deve estar quente (tirar o carro do sol e colocá-lo na sombra não adianta; é preciso esperar que a chapa arrefeça).
- A cera só fará efeito quando secar, porém não deixe o produto secar por muito tempo.
- Não passe a cera no carro inteiro para depois polir tudo.
- Aplique-a e faça o polimento por partes (uma porta, o capô, por exemplo).
- Passe a cera na parte escolhida com uma flanela (limpa e macia), lentamente e de forma circular.
- Espere um tempo prudencial (ou o indicado na embalagem) e remova o produto com outra flanela limpa e seca, até o brilho aparecer. Não devem ficar restos de cera.
- Ao terminar, dê um polimento geral.
Veja um Video que mostra o uso de produtos 3M para polimento e enceramento