Guia passo a passo para trocar um pneu furado sem problemas

Guia passo a passo para trocar um pneu furado sem problemas

A troca de pneus nem sempre é fácil e pode trazer alguns percalços que podem ser evitados seguindo o seguinte guia passo a passo para a troca de pneus.

Existe actualmente uma nova tecnologia em pneus (PNEUS RUNFLAT), que muitos de nós já ouvimos falar mas poucos sabem realmente m que consiste. Este novo sistema é usado em algumas marcas de automóveis, nomeadamente pela BMW e progressivamente irá ser usado por outras marcas.

Os automóveis que usam o sistema RUN FLAT não possuem pneus suplente, uma vez que um furo não obriga a uma paragem na condução. A principal vantagem deste sistema é que retira a perigosidade quando os furos acontecem em estrada a grandes velocidades, os preços dos pneus RUN FLAT é sensivelmente o dobro dos pneus comuns.

Se você tiver um Run Flat e furar, pode continuar a condução a uma velocidade reduzida sem a necessidade de interromper a viagem ou parar para fazer reparos ou substituições. Isto não significa que você pode conduzir para sempre com o pneu furado, o indicado é que, quando oportuno, repará-lo ou trocá-lo.

A diferença é que o pneu Run Flat tem paredes reforçadas, sendo assim, uma vez que se a parede esvaziar até o ponto de a roda passar por cima da parede rasgando ela, as paredes do Run Flat mantêm uma altura da pista de maneira que a roda não toca a pista. O Run Flat também é desenhado para ficar na roda até depois de furar, não como o pneu comum que pode sair da roda depois de furar.

PASSOS E PROCEDIMENTO PARA TROCAR UM PNEU DE FORMA FÁCIL

  1. A primeira coisa a se fazer quando se fura um pneu é ligar o pisca-alerta e levar o carro até um local seguro, depois é sinalizar o local onde será feita a troca, para evitar futuros problemas, leve o triângulo de sinalização e coloque a cerca de 50 metros no mínimo, quanto mais rápida for à velocidade da pista maior deve ser à distância para que os outros motoristas tenham tempo de reacção.
  2. Verifique se o carro está com o travão de mão activado, este cuidado além das razões óbvias de manter o carro seguro ainda tem um porque adicional, as rodas traseiras vão rodar soltas se o travão de mão não estiver accionado, dificulta em muito a troca.
  3. Desafrouxe os parafusos com o carro ainda no solo, isso é importantíssimo, eu já vi muitas vezes pessoas levantarem o carro primeiro para depois desafrouxarem os parafusos, o que é acidente quase seguro já que você vai promover uma força razoável que vai fazer o carro se mover muito e poderá derrubar o macaco. Lembre-se são apenas para desafrouxar, os parafusos e não para removê-los completamente.
  4. Verifique se o local onde você vai apoiar o macaco é firme, trocas de pneus em estradas de terra, locais inclinados e outros podem causar acidentes porque o macaco não está devidamente apoiado e cede, muitas vezes caindo sobre você.
  5. O carro tem um local apropriado para que o “braço” do macaco se apoie, normalmente vem em forma de uma fita, onde o macaco que tem aquele U na parte superior vai fazer o travamento via de regra carros mais novos tem uma “setinha” mostrando os quatro lugares ideais, apoie no local correcto e eleve o carro.
  6. Depois de elevado o carro basta tirar os parafusos, sempre em diagonal para facilitar, remova o pneu furado e deixe em local apropriado, pegue o pneu novo, pegue dois parafusos e fique na mão, assim que elevar o pneu coloque os dois parafusos em diagonal, travando assim a posição correcta para os outros, isso facilita muito o trabalho.
  7. Não aperte os parafusos com força enquanto o carro estiver erguido, apenas fixe-os no lugar o bastante para que o pneu esteja na posição correcta, isto feito desça o macaco com cuidado, recolha-o totalmente e remova qualquer sujidade antes de guardar.
  8. Remova o triângulo e o guarde no local apropriado, porque com certeza você vai precisar dele no futuro.
  9. Retome a marcha no trânsito de forma cuidada e respeitando todas as normas e regras.

VEJA ALGUMAS SITUAÇÕES SIMULADAS DE COMO PODE SER PERIGOSO MUDAR UM PNEU

RECOMENDAMOS

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de