Ingredientes
- ½ xícara (chá) de leite desnatado
- 1 colher (chá) de água de flor de laranja
- 1 colher (chá) de essência de panetone
- 1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja
- 1 maçã verde
- 1 ovo
- 1/3 xícara (chá) de óleo de milho
- 2 colheres (sopa) de adoçante dietético próprio para forno e fogão
- 2 colheres (sopa) de damascos desidratados sem açúcar
- 2 colheres (sopa) de uvas passas brancas
- 200 g de frutas secas (nozes, amêndoas e avelãs)
- 3 claras
- 40 g de fermento biológico
- 50 g de margarina light
- 500 g de farinha de trigo
-
- PARA A DECORAÇÃO
- 6 cerejas
- 1 colher (sopa) de geléia dietética de damasco
- 2 colheres (sopa) de frutas secas
Um dos alimentos mais tradicionais do Natal, o panetone, é de origem Milanesa, mais especificamente do norte da Itália. O problema é que mesmo sendo tão saboroso, muitas pessoas reclamam do seu valor calórico e também da concentração de açúcar.
Mas a boa notícia é de que agora, o seu panetone de Natal pode ser feito em sua casa de forma Diet, isso mesmo, ideal para quem possui restrições alimentares.
Uma das curiosidades que acabou virando lenda na Itália, é de que o panetone foi criado em meados do século XVII por um padeiro da região da Lombardia, seu nome era Toni.
Esse padeiro, muito talentoso, se apaixonou por uma bela moça e para impressionar seu sogro, foi logo criando uma receita de pão com frutas cristalizadas como recheio, com o tempo e a aprovação de muitas pessoas da família da moça, o pão recebeu o nome de “Pao di Toni”, atualmente chamado de panetone.
Modo de Preparação
- Comece dissolvendo o fermento biológico no leite, insira 2 colheres de farinha, misture rápido e deixe levedar até que o volume seja dobrado, faça isso com o recipiente tampado, bata a margarina com o óleo, adoçante, raspas de casca de laranja, água de flor de laranjeira e essência de panetone. Incorpore as claras, o ovo e a mistura levedada, bata tudo de forma enérgica.
- Peneirando a farinha sobre a mesa, faça um buraco no meio e despeje a preparação anterior, amasse os ingredientes com a farinha até que uma forma homogênea se forme, vá acrescentando farinha até que a massa não grude mais nas mãos, após esse processo, sove a massa por alguns minutos, tampe e deixe levedar até que a massa se duplique de tamanho.
- Bata na massa para que o ar saia, mais uma vez peneire a farinha sobre a mesa e coloque a massa sobre a superfície enfarinhada formando um retângulo com a massa, agora é a hora de ralar a maça e misturar com as frutas secas, passar e os damascos desidratados, espalhe a mistura sobre a massa, enrole e corte em rodelas de forma que sejam sobrepostas.
- Distribua as frutas raladas amassando um pouco mais a massa, forme uma bola e bata um pouco mais na massa para que a fermentação seja favorecida, divida a massa em duas partes iguais, reparta as 2 porções da massa em moldes de papel para panetone devidamente untados com óleo vegetal.
- Tampe tudo e deixe levedar durante aproximadamente 1 hora e 15 minutos, faça com a tesoura um corte em cruz e pincele a superfície com leite desnatado, aqueça preferencialmente em forno a 80 graus centigrados e asse durante 1 hora, após retirar do forno, deixe esfriar sobre uma grade, aquela a geleia, pincele os panetones e decore-os com as frutas secas picadas e as cerejas.