Manual de instalação e aplicação de pavimento e soalho flutuante

Manual de instalação e aplicação de pavimento e soalho flutuante

Apresentamos um manual com ilustrações e um video que o irão ajudar na instalação de pavimento flutuante na sua residência, poupando assim muito dinheiro com mão de obra externa.

Os pavimentos “Flutuantes” têm uma instalação diferente de todos os outros. O sistema “Flutuante” é o modo mais rápido e simples de instalar.

Regras de Instalação

O pavimento é colocado sobre uma película de polietileno expandido de 2/3 mm que tem por função isolar acusticamente e amortecer o caminhar sob o pavimento.

Aconselhamos, ainda, a aplicação de manga plástica antes de colocada a película de polietileno. As réguas são coladas entre si, na zona macheada, pela aplicação de um fio de cola ao longo da régua (cola SL D3).

Todo o pavimento funcionará como uma única placa, que se movimenta em conjunto. Junto às paredes e outros pontos fixos é obrigatório a existência de juntas de dilatação, com o mínimo de ±10mm, aumentando proporcionalmente com a área a instalar.

Em áreas com mais de 12 metros de comprimento ou 8 metros de largura, é imprescindível o corte do pavimento e a colocação dos filetes de cobertura. É, também, possível instalar estes pavimentos colando-os ao subpavimento.

Limpeza e Manutenção

Após a sua instalação, qualquer pavimento de madeira, necessita de limpeza e manutenção. As areias e sujidades são os inimigos de todos os pavimentos, assim, tenha sempre um tapete junto à(s) porta(s) de entrada.

A limpeza e manutenção, quotidiana, pode ser efectuada, através de um aspirador passando, após isso, um pano humedecido numa solução aquosa de SL CLEANER.

Para a remoção, de impurezas e nódoas mais resistentes, deve ser aplicado apenas 5 ou 6 gotas de SL REMOVER +, embebido num pano húmido. Para dar uma protecção extra ao pavimento, tornando-se mais resistente ao desgaste diário, deve-se utilizar o SL PROTECTOR (mate ou brilho de acordo com o acabamento do pavimento), anualmente em espaços domésticos e, de 3 em 3 meses em espaços comerciais.

Aprenda como limpar e quais os cuidados com a limpeza do pavimento flutuante.

Reparações

Uma fenda no pavimento pode ser reparada com massa a combinar com a cor do pavimento. No caso de um grande dano, pode ser substituída a tábua inteira. Este trabalho deve ser efectuado por pessoas qualificadas.

Acabamento

A maioria dos pavimentos flutuantes vêm já acabados de fábrica, o que representa inúmeras vantagens. Fundamentalmente proporciona uma película resistente ao desgaste, mantendo as características da madeira, e é muito fácil de limpar.

Os pavimentos SL são acabados em fábrica com uma de-mão de tapa poros e seis camadas de verniz acrílico endurecido por raios U.V., extra resistente ao desgaste. Se o verniz da superfície começar a ficar baço e gasto, após uso, pode voltar a enverniza-lo.

Os pavimentos flutuantes de 10 mm e 14 mm podem ser lixados e reenvernizados algumas vezes. Este trabalho deve ser executado por pessoas qualificadas.

Manual Ilustrativo para a Correcta Instalação do Pavimento Flutuante

O sistema flutuante é o modo mais rápido e fácil de instalar um pavimento. Sendo, por norma, os pavimentos flutuantes já envernizados, não necessitam de qualquer operação suplementar de lixagem e envernizamento, permitindo a sua imediata utilização. O pavimento base deverá estar devidamente nivelado, recoberto por uma folha de polietileno expandido (espessura ± 2 a 3mm) e manga plástica (espessura 60 a 100 m).

As réguas são coladas, entre si, na zona macho fêmea, com linhas de cola distanciadas de ± 30cm e cordão contínuo nos dois topos transversais. Planeie o que vai necessitar antes de iniciar o trabalho. Meça a largura da sala, quase sempre verificará que a última fila de réguas necessita de ser cortada longitudinalmente.

Se a parede não for recta ou verificar que a última fila de réguas fica com menos de 5 cm de largura, é aconselhável cortar também a primeira fila longitudinalmente para repartir a diferença entre elas.

1- Após o revestimento de toda a superfície a pavimentar, com uma folha de polietileno expandido 2 a 3mm e respectiva manga plástica (60 a 100 m) sobreposta entre si 20cm e meia cana com a parede, coloca-se as primeiras réguas com a ranhura virada para a parede.

Aplicar umas cunhas entre a parede e a régua, dando uma folga em todo o perímetro do pavimento, e junto a todos os pontos fixos (pilares, tubagens, etc.) de ± 15mm, permitindo assim os naturais movimentos de contracção/expansão da madeira.

Instalação e aplicação de pavimento e soalho flutuante - Passo 1

Instalação e aplicação de pavimento e soalho flutuante – Passo 1

2- Coloque a última régua (2) fazendo coincidir a parte macheada com a da primeira já instalada. Encoste o topo firmemente contra a parede e com um lápis marque o sítio onde deve cortar, descontando ± 15mm do topo (devido à junta de expansão).

 

Instalação e aplicação de pavimento e soalho flutuante - Passo 2

Instalação e aplicação de pavimento e soalho flutuante – Passo 2

Corte a placa, instale-a na posição certa e coloque um espaçador.

3- Termine a colocação da primeira fila de réguas, aplicando cola em toda a zona transversal da régua, posicione uma linha e certifique-se que a fila de réguas está recta. Ajuste as cunhas, assegurando juntas de expansão de ±15mm.

Instalação e aplicação de pavimento e soalho flutuante - Passo 3

Instalação e aplicação de pavimento e soalho flutuante – Passo 3

4- Inicie a próxima fila com a parte restante da régua que serrou. Situar os finais de cada régua em pelo menos 50cm entre réguas contiguas.

Cole totalmente os topos e coloque linhas de ±10cm de cola no topo longitudinal. Repetir este procedimento em cada fila, usando um batente de madeira para proteger os topos e fixar perfeitamente as réguas entre si.

Instalação e aplicação de pavimento e soalho flutuante - Passo 4

Instalação e aplicação de pavimento e soalho flutuante – Passo 4

5- As instruções detalhadas, disponíveis nas embalagens, mostram como instalar as réguas em locais com tubagens de radiadores e outros obstáculos.

Instalação e aplicação de pavimento e soalho flutuante - Passo 5

Instalação e aplicação de pavimento e soalho flutuante – Passo 5

6- Cortar as réguas da última fila longitudinalmente, deixando uma junta de expansão de ±15mm. Aplicar cola na ranhura segundo o procedimento supra descrito usando uma ferramenta adequada para ajustar as réguas.

Colocar cunhas na última fila de réguas por algumas horas (durante a noite, por exemplo).

Instalação e aplicação de pavimento e soalho flutuante - Passo 6

Instalação e aplicação de pavimento e soalho flutuante – Passo 6

Nota: As juntas de expansão devem ter a dimensão adequada à área a revestir ao grau de humidade relativa do ar reinante no local, características do pavimento, etc.

O valor de ± 15mm deve assim ser considerado como orientativo variando em função dos elementos supra expostos.

VIDEO aplicação de Pavimento Flutuante

RECEBE AS MELHORES RECEITAS
ENCONTRE A RECEITA QUE PROCURA
loading...

ESCREVA O SEU COMENTÁRIO