10 dicas úteis para controlar o colesterol

alimentacao-saudavel-colesterol

O Colesterol elevado é hoje em dia assunto sério ao qual todos nós devemos ter atenção.

Através do controlo do colesterol dentro dos limites, podemos ter uma vida saudável e com muito mais qualidade.

Saiba como controlar o seu colesterol com estas 10 dicas úteis, evitando doenças como enfartes e acidentes cardio-vasculares.

Proteja-se a si a a todos os que a rodeiam, sensibilize para os males do colesterol.

.

1 –  Cuidado com as gorduras “invisíveis”

Tome cuidado com as gorduras “invisíveis”. Elas estão presentes no iogurte, em queijos como mozzarella e parmesão, no leite integral (prefira o desnatado) e nos embutidos (linguiça, salsicha, salame…).

.

2 – Fique longe da gordura trans

Fuja da gordura vegetal hidrogenada. Trata-se da antiga gordura trans, que, além de aumentar os níveis de colesterol ruim, também diminui a taxa de colesterol bom (HDL).

Está presente em margarinas, biscoitos, batatas fritas, sorvetes e salgadinhos. Em países como Suíça e Dinamarca, ela é proibida.

.

3 – Evite a gordura saturada

Diminua o consumo de gordura saturada. Algumas gorduras até fazem bem, mas esta, encontrada em produtos de origem animal (principalmente na gordura da carne vermelha e na pele de aves), só aumenta os níveis de colesterol.

.

4 – Observe bem os rótulos dos alimentos

A maioria das pessoas se preocupa com as calorias e esquece de olhar nas embalagens a informação sobre a quantidade de gordura, igualmente prejudicial ao organismo quando ingerida em excesso.

.

5 – Aumente o consumo de peixe

Eles possuem propriedades naturais redutoras de colesterol. Duas porções por semana são suficientes.

.

6 – Prefira grelhados, assados ou ensopados

Evitar os fritos permite controlar melhor as calorias. E obesidade também está relacionada com o aumento do LDL. Outras restrições no cardápio são: comidas empanadas, à milanesa e à parmegiana.

.

7 – Coma mais verduras e legumes

Só uma vez por dia não resolve. É preciso comê-los no almoço e no jantar. Além do clássico prato de salada, prepare sopas, verduras refogadas e legumes cozidos.

.

8 – Acrescente fibras à dieta

Várias pesquisas mostram que o consumo regular de fibras reduz os níveis de colesterol. Pão, aveia, feijão, grão-de-bico e ameixa são ótimas opções.

.

9 – Pratique atividades físicas

Exercícios como caminhada, musculação e ginástica aeróbica alteram a produção das enzimas que regulam as taxas de mau colesterol no sangue. E, quanto maior a dedicação para malhar, mais rápido vem o resultado.

.

10 – Faça exames regularmente

Todo mundo precisa do acompanhamento de um cardiologista. O ideal é marcar pelo menos uma consulta por ano, na qual o médico peça exames para verificar sua saúde.

.

Com essas dicas pode mais facilmente controlar as taxas de colesterol e viver de forma mais saudável.

Para maiores informações consulte SEMPRE um médico e um nutricionista.
 

ENCONTRE A RECEITA QUE PROCURA
loading...

ESCREVA O SEU COMENTÁRIO