Ingredientes
- 1 Sapateira
- Sal
- 1 folha de Louro
- Casca de cebola q.b.
É certo que o marisco é caro e uma marisqueira é infelizmente quase inacessível para a maioria da população, contudo os nossos mercados podem oferecer-nos marisco a bom preço e de qualidade igual e superior, basta procurar, questionar e tentar.
Esta receita fornece algumas dicas para que a sua Sapateira tenha o sabor típico e tradicional, com uma apresentação igual às melhores marisqueiras do mundo!
Como cozer Sapateira
Modo de preparação
- O tempo de cozedura de uma sapateira é de sensivelmente 14 minutos (- 1kg)
- Coloque 60gr de sal por cada litro de água para tentar recriar a água do mar, junte folhas de louro, casca de cebola e deixar levantar fervura.
- Juntar a sapateira e deixe cozer durante 14 minutos.
- Retire e deixe arrefecer com gelo ou no congelador.
Dica
É preferível escolher uma sapateira fêmea pois estas têm tendência a estarem mais ‘cheias’, ou seja, mais saborosa.
Pode observar que a sapateira que utilizámos é uma fêmea, pois os machos têm a parte que os permite distinguir mais estreita.
Nota
A Sapateira assim como as navalheiras, devem estar mortas antes de colocar na panela de forma a que não soltem as suas patas, estragando assim o seu recheio interior.
Para isso, coloque a sapateira no congelador durante alguns minutos para a deixar meio latente, deite um pouco de vinagre sobre a sua boca e olhos e aguardar cerca de 15 minutos.