Porque é que o bolo baixa e murcha?

porque é que o bolo baixa e murcha

Já lhe aconteceu fazer um bolo com todo o carinho e atenção e ficar à espera de um resultado lindo com um bolo alto e fofo? Mas na hora que tira o bolo do forno ele baixa? Por razão cresce o bolo tão bem no forno e depois afunda no meio se a receita foi seguida à letra? Ficamos com uma desilusão estampada no rosto…

Se anotar estas dicas que a seguir descrevo vai ver que os seus bolos vão ficar sempre maravilhosos.

Porque baixa e murcha?

  1. Pré Aquecer o forno, sempre! No mínimo 20 minutos é o ideal. Antes de começar a misturar os ingredientes, garanta que primeiro liga o forno na temperatura certa. A segunda e  não menos importante trata-se de untar a forma., uma vez que o bolo batido tem de entrar imediatamente no forno.
  2. Forma untada e bem Untada! O fermento em contacto com os líquidos começa logo a reagir assim coo o bicarbonato de sódio em contacto com os ácidos. o ideal é que esta reação aconteça dentro do forno para que o bolo fique perfeito alto e fofo.
  3. Temperatura do Forno: Este é um ponto fundamental porque os bolos baixam. Isto acontece porque se o forno for ligado a um a temperatura muito alto bolo vai crescer muito rápido mas ficar cru no seu interior. Por falta de tempo ele não ganha estrutura suficiente e colapsa, formando um buraco no meio. O bolo deve ser assado sempre em temperatura baixa, 180°C.
  4. Não abrir o Forno: Nos primeiros 20 minutos nada de abrir o forno. Ao abrir o forno o ar frio entra e  com o choque de temperatura o bolo baixa. Opte por acender a luz e verificar e quando o bolo já tiver ganho estrutura aí sim já pode abrir com cuidado, no entanto abra a porta devagar, permitindo que o ar frio entre aos poucos.
  5. Como Retirar do Forno: Abra a porta do forno em alguns centímetros (10cm), permitindo que o ar quente saia e o frio entre para ficar a mesma temperatura, assim o bolo não apanhar um choque térmico. Mas atenção somente 3 ou 4 minutos senão ele resseca com o calor.
  6. Excesso de Fermento: O Fermento faz o bolo crescer o que é bom. No entanto excesso de fermento cria muito ar dentro do bolo, de uma forma muito rápida, e claro que como já sabe o bolo fica sem estrutura e implode. A média é 1 colher de chá de fermento/bicarbonato para cada chávena de farinha sem fermento claro está!
  7. Bater muito ou não? Bater na primeira fase do bolo, isto é, os ovos com o açúcar e manteiga pode e deve! Já bater na segunda fase não. Na primeira fase vai garantir qi o bolo fica bem fofinho, mas depois quando  se adiciona a farinha é preciso ter cuidado e envolver somente para não desenvolver o gluten. Com uma espátula, puxe a massa por baixo e dobre-a sobre a farinha, previamente peneirada, sobre a massa.
  8. Temperatura dos Ingredientes: Como já vimos os bolos são sensíveis às mudança rápidas de temperatura.  Então o ideal é que os ingredientes, como leite, manteiga e ovos estejam à temperatura ambiente. Mas  tem uma exceção que é se for bater as claras em castelo, aí os ovos já devem estar frios, porque com as claras frias o ponto de neve fica mais perfeito.

Que tal começar a praticar com este Bolo fofo de Azeite.

RECOMENDAMOS

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de